A
PEQUENA
ALEMANHA
200 anos da imigração alemã em Nova Friburgo

E X P O S I Ç Ã O

PUXA ! QUE SORTE !

Vejam ai nossa amiguinha Beatriz com o seu pai  Wellington R. Braga Ambrosio Alvim.Foi ela a nossa visitante de número 1824.1824 foi o ano em que os primeiros colonos alemães chegaram em Nova Friburgo.

RETOMANDO A DIGITALIZAÇÃO DOS JORNAIS ANTIGOS DO ARQUIVO PRÓ-MEMÓRIA

Estamos retomando os trabalhos de digitalização dos jornais antigos do Arquivo Pró-Memória. É nossa prioridade agora digitalizar as coleções de jornais encadernados. Trabalho que agora é possível, com a reforma e atualização da mesa de captura.

Já foram digitalizados:

O NOVA FRIBURGO - CADERNO 1 - 1931

O NOVA FRIBURGO - CADERNO 2 - 1931

O NOVA FRIBURGO - CADERNO 1 - 1932

Disponíveis no site

COOPERAÇÃO TÉCNICA COM A DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

Continuamos avançando na digitalização dos livros de registro da Catedral São João Batista. Já são onze os livros digitalizados. Um trabalho pioneiro de preservação do acervo documental de Nova Friburgo. 

MESA DIGITALIZADORA DA FUNDAÇÂO D. JOÃO VI (Mesa de Still)
NOTA IMPORTANTECada vez mais o mundo tecnológico traz para o cotidiano das atividades profissionais os novos recursos de IA (Inteligência Artificial). Acompanhando essa onda, cada vez mais intensa e definitiva, a Fundação D. João VI, guardiã de enorme acervo digital, prepara-se para um futuro de inovações que se aproxima muito rapidamente. Sendo assim, o procedimento de digitalização adotado pela instituição foi modificado. Os novos cadernos de jornais que estão sendo digitalizados estarão disponíveis no formato JPG e não mais no formato PDF. Fica a expectativa de que essa tecnologia, futuramente, possa permitir a busca por conteúdo em imagens armazenadas no Google Drive. Portanto, na medida do possível, passaremos a evitar aplicativos e recursos que não sejam desenvolvidos ou homologados pela Google. Os arquivos armazenados em nosso storage conservarão formatos nativos, compatíveis com o universo de tecnologia que ora se desenvolve. Infelizmente, os formatos PDFs não são 100% compatíveis com o Google Drive. Esperamos que a Adobe, empresa proprietária dessa tecnologia faça as atualizações necessárias.
Veja aqui o caderno O Nova Friburgo - 1931

UM DIA NO JARDIM

TAC da Praça Getúlio Vargas

CONHEÇA A TAC DA PRAÇA

TAC 002/2015
TAC 002/2015Praça Getúlio Vargas

PROJETO

OS 100 PRIMEIROS ANOS DE NOVA FRIBURGO

Uma linda História, contada com detalhes. Conheça o projeto inicial e os seus responsáveis; saiba como foram as construções das primeiras casas; viaje com os colonos, desde a Suíça até o Brasil, através do Google Earth e dos relatos do padre Jacob Joye; saiba como se deu o desenvolvimento urbano de Nova Friburgo, suas ruas, seus prédio, os primeiros cinemas e hotéis, suas fábricas; e no decorrer de tudo isso, saiba também sobre o paisagismo, o surgimento de suas praças e a arborização da cidade. Enfim, pela primeira vez, a História contada com detalhes, de forma pedagógica e divertida.

LINHA DO TEMPO (1786-1918)Esse projeto integra todos os demais

Assim Nova Friburgo deu início.

Quer saber como ?

Então, vamos lá !

Clique na imagem ao lado.


Comemorando os 130 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores apresentamos uma NOVA versão da Linha do Tempo contando essa linda História.

FIQUE LIGADO

MAPA DA HISTÓRIA - 2022CLIQUE NA IMAGEM

MAPA DA HISTÓRIA

AGORA INTEGRADO AOS APLICATIVOS:

Google Earth - Google Maps

NOVAS atualizações no Mapa da História

Rádio Cipó - Colégio Anchieta - Banco do Brasil

PROJETOS & APLICATIVOS

VERDEJARProjeto
SHOW DE FOTOSpor Regina Lobianco
JORNADA 1819Viagem dos colonos suíçosSENDO ATUALIZADO