Ciclo de Palestras: História e Patrimônio

A proposta deste ciclo de palestras é a de discutir a ocupação, a conformação e os usos do espaço em Nova Friburgo, ao longo do tempo, através de estudos de caso. O público alvo são os estudantes do ensino médio (especialmente os alunos do curso de formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental) e os alunos de graduação e de pós-graduação de todas as áreas. 

Pretende-se também atrair o público em geral, com o objetivo de ampliar a consciência em prol da preservação do patrimônio cultural da cidade, em particular neste ciclo, do seu patrimônio edificado e das fontes de arquivo (o patrimônio documental); sem essas fontes seria muito difícil resgatar a memória do que não mais existe, bem como descrever e restaurar de forma competente os marcos arquitetônicos identificados, portadores de estilos e de referência afetiva, histórica e identitária, que ainda estão de pé. As palestras também irão sinalizar, numa perspectiva histórica, a relação entre políticas públicas, interesses privados e a conformação do espaço urbano.

O ciclo se realizará durante o segundo semestre do corrente ano, na sede da Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, nº 71, Centro, Nova Friburgo/RJ). Serão conferidos certificados aos participantes inscritos que comparecerem às palestras; o documento será conferido por palestra e dependerá da assinatura do inscrito no registro de presença. Após cada evento, o certificado será remetido ao participante por meio do e-mail informado no cadastro de inscrição. 

Download da programação

DEZEMBRO

Ocupação e ressignificações do espaço urbano em Nova Friburgo: o caso do Palácio Barão de Nova Friburgo (1871-1988)

04 de dezembro de 2019, às 18h30min

Palestrante:

Maria Ana Quaglino

HistoriadoraMestre em História (UFRJ)Ph.D. em História (University of California, Los Angeles)

Resumo: O prédio sede da Prefeitura de Nova Friburgo é um dos imóveis tombados da cidade. No estudo que empreendemos, o consideramos como uma fonte histórica, ou seja, como o ponto de partida para uma das análises possíveis que qualquer documento, tornado objeto de pesquisa, permite. Escolhemos explorar a trajetória do espaço onde ele se localiza, desde o momento da sua primeira ocupação, focando mais especialmente nos processos de mudança que lhe conferiram novos usos e significados no contexto histórico social da cidade. Identificamos ao longo desse percurso quatro momentos decisivos que trouxeram novas identidades e/ou usos ao mesmo. Consideramos este tipo de análise relevante para construção de narrativas sobre a história ferroviária brasileira, as políticas públicas de transporte, quer no âmbito federal, quer no estadual e a história da cidade.

Link para inscrições: https://forms.gle/t8dVPUFXPqwtD1UR7

PALESTRAS ANTERIORES