Ciclo de Palestras: História e Patrimônio

A proposta deste ciclo de palestras é a de discutir a ocupação, a conformação e os usos do espaço em Nova Friburgo, ao longo do tempo, através de estudos de caso. O público alvo são os estudantes do ensino médio (especialmente os alunos do curso de formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental) e os alunos de graduação e de pós-graduação de todas as áreas. 

Pretende-se também atrair o público em geral, com o objetivo de ampliar a consciência em prol da preservação do patrimônio cultural da cidade, em particular neste ciclo, do seu patrimônio edificado e das fontes de arquivo (o patrimônio documental); sem essas fontes seria muito difícil resgatar a memória do que não mais existe, bem como descrever e restaurar de forma competente os marcos arquitetônicos identificados, portadores de estilos e de referência afetiva, histórica e identitária, que ainda estão de pé. As palestras também irão sinalizar, numa perspectiva histórica, a relação entre políticas públicas, interesses privados e a conformação do espaço urbano.

O ciclo se realizará durante o segundo semestre do corrente ano, na sede da Fundação D. João VI (Praça Getúlio Vargas, nº 71, Centro, Nova Friburgo/RJ). Serão conferidos certificados aos participantes inscritos que comparecerem às palestras; o documento será conferido por palestra e dependerá da assinatura do inscrito no registro de presença. Após cada evento, o certificado será remetido ao participante por meio do e-mail informado no cadastro de inscrição. 

Download da programação

OUTUBRO

Espaço público e urbanização

23 de outubro de 2019, às 18h30min

A História da Praça Princesa Izabel em Nova Friburgo: o projeto esquecido de Glaziou

Palestrante:

Luiz Fernando Dutra Folly

Arquiteto e UrbanistaMestre em Urbanismo (PROURB / FAU / UFRJ)Presidente da Fundação D. João VI de Nova Friburgo

Resumo: A introdução da vegetação nos espaços livres públicos de Nova Friburgo, realizada de forma planejada, se deu a princípio de forma lenta. O primeiro espaço público da cidade organizado como jardim foi a Praça Princesa Izabel em 1880, hoje Getúlio Vargas. Nesta apresentação o que se pretende é enfocar os processos de formação e transformação da referida praça em relação ao centro urbano de Nova Friburgo, verificando a sua importância e as razões pelas quais foi construída.

Eucalyptus robusta: características e curiosidades

Palestrante:

Amazile López Netto

Graduada em Engenharia Florestal (UFRRJ)Licenciatura Plena em Geografia (Unopar)Doutora em Políticas Públicas Comparadas (UFRRJ)

Resumo: O gênero Eucalyptus é originário da Austrália, Tasmânia e outras ilhas da Oceania. São mais de 700 espécies reconhecidas.  Glaziou utilizou o Eucalyptus robusta em diversos trabalhos. Em Nova Friburgo, destacou o Eucalyptus robusta no projeto da principal praça do município, atual Praça Getúlio Vargas. Nesta breve palestra serão comentadas características do Eucalyptus robusta, e apresentados alguns relatos da presença desse espécime em outros países.

Inscrições encerradas