P R O G R A M A D E P E S Q U I S A A V A N Ç A D A
GEMINI PARA PESQUISA AVANÇADA NO ACERVO COM I.A.
Publicado o site do Museu Nova Friburgo.
GEMINI PARA PESQUISA AVANÇADA NO ACERVO COM I.A.
A partir de agora o Pró-Memória Digital oferece os recursos da GEMINI (Google AI) para auxilio às pesquisas de nossos usuários. O uso desse recurso requer alguns procedimentos necessários.
Leia com atenção as instruções e condições do PROGRAMA DE PESQUISA AVANÇADA:
QUERO FAZER MINHA INSCRIÇÃO
INSTRUÇÕES
Se você possui algum projeto de pesquisa em andamento e precisa consultar o acervo do Pró-Memória Digital com mais eficácia e agilidade, solicite acesso ao recurso preenchendo o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO, informando os dados requeridos;
O acesso é concedido durante prazo pré-definido, não superior a 7 dias. Esgotado esse prazo você poderá solicitar novo período para dar continuidade a sua pesquisa;
Sua solicitação será analisada em função dos dados fornecidos no formulário. Uma vez aprovado você receberá um e-mail com as instruções para acesso ao acervo digital, de forma autorizativa, o que lhe dará direito ao uso de Inteligência Artificial em suas pesquisas.
O QUE É IA?
Inteligência Artificial não é um "bicho papão", como é por vezes classificada. Ela se divide em dois grupos distintos: I.A. Tradicional e a I.A. Generativa. A primeira especialista em análise complexa de dados, realizando previsões ou classificando informações segundo algoritmos específicos. A segunda, como o próprio nome demonstra, se concentra na criação de novos conteúdos, como textos, imagens, áudios, vídeos e códigos, a partir de dados existentes. A I.A. Generativa é comumente treinada para aprender padrões e estruturas, gerando dados inéditos que imitam o comportamento humano.
Dito isso, a I.A. da qual faremos uso nas pesquisas será a I.A. Tradicional, capaz de pesquisar argumentos específicos em toda extensão do nosso acervo, lendo documentos dos mais diversos, inclusive manuscritos. A I.A Generativa, por sua vez, poderá complementar o seu trabalho, contribuindo na produção de relatórios analíticos, transcrições de textos e áudios. Enfim, auxiliando o trabalho de pesquisa da melhor forma possível.
COMO FUNCIONA?
A tela demonstrada na Figura 1 você provavelmente já viu em algum momento. Trata-se da tela principal do navegador Chrome, local onde é possível fazer LOGIN em uma plataforma Google Workspace. O LOGIN é feito, através de uma conta, digitando um e-mail seguido de uma senha autorizativa. Não é necessário fazer uso do navegador Chrome, mas é aconselhável. Se você não possui esse navegador e quer fazer uso dele, basta fazer o download em (https://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/), instalando-o em seu computador ou no seu dispositivo mobile.
Assinalado por uma seta vermelha está o campo onde você deverá digitar o e-mail, que lhe foi fornecido após a inscrição, seguido da senha, para acesso ao acervo digital de forma diferenciada. Uma vez feito o LOGIN você estará apto a realizar pesquisas no acervo, através do site da instituição, de forma autorizativa e, portanto, com possibilidades de fazer uso da Inteligência Artificial, no modo Tradicional.
Este LOGIN será válido por 7 dias, podendo ser prorrogado por mais um período de 7 dias.
Os recursos tecnológicos e ativos digitais disponibilizados pela Fundação D. João VI são de caráter estritamente pessoal e intransferível. É vedada a cessão, compartilhamento ou transferência de credenciais de acesso a terceiros, sob qualquer pretexto.
A violação da exclusividade de uso prevista no parágrafo anterior constitui falta grave, sujeitando o infrator às sanções administrativas e disciplinares pertinentes. Sem prejuízo das perdas e danos, o uso indevido que configure ilícito tipificado no Código Penal Brasileiro ou em legislações extravagantes sujeitará o responsável à devida persecução criminal.
A Fundação D. João VI reserva-se no direito de, a seu exclusivo critério e a qualquer tempo, proceder ao cancelamento do presente acordo e à interrupção do acesso aos recursos oferecidos, independentemente de prévia notificação ou apresentação de justificativa, não cabendo ao usuário qualquer direito a retenção ou indenização.
VAMOS COMEÇAR?
Feito o LOGIN com sucesso você pode dar início ao trabalho de pesquisa, acessando o PRÓ-MEMÓRIA DIGITAL, onde se encontra todo o acervo documental digitalizado da Fundação D. João VI (www.djoaovi.com), conforme demonstra a Figura 2. Esse acesso só será possível através do site institucional. Como você realizou o LOGIN corretamente esse acesso será autorizativo e, portanto, diferente do acesso comum, realizado por uma pessoa não autorizada. Veja as Figuras 3 e 4.
A Figura 3 demonstra o acesso ao acervo, realizado por um usuário qualquer, através do site, sem o LOGIN. Neste caso, não é possível fazer uso da I.A. Tradicional, pois o campo de pesquisa não está disponível.
Na Figura 4, por sua vez, é possível ver na parte superior da tela, assinalado por uma seta de cor verde, o campo PESQUISE NO DRIVE. Será esse o local que você fará uso durante as suas pesquisas. A I.A. Tradicional lhe dará auxílio através dos argumentos que você utilizar.
COMO PESQUISAR CORRETAMENTE ?
Se você não direcionar a sua pesquisa corretamente, isto é, não disser em que área do acervo você quer pesquisar, a I.A. entenderá que a pesquisa deve ser realizada em todo o universo do acervo digital, que é imensamente grande e o retorno será igualmente enorme, impossibilitando qualquer entendimento mais apurado. Assim, é preciso que você oriente a I.A. o local em que a pesquisa deve ser realizada. O local pode ser uma PASTA, um conjunto de SUB-PASTAS ou mesmo uma SUB-PASTA específica.
Exemplo: observe a Figura 4. Ela mostra uma relação dos jornais digitalizados, que foi exibida através da aba do site Jornais & Periódicos. Vamos imaginar que você esteja pesquisando matérias sobre a pessoa de Dante Laginestra, publicadas no jornal a Paz. Sendo assim, você deve primeiramente abrir a pasta A Paz, clicando sobre ela. Em seguida usar o campo PESQUISE NO DRIVE para digitar a linha de comando. Devemos entender COMANDO como sendo "Operadores de Pesquisa Avançada". São vários o operadores existentes. Contudo, no âmbito da pesquisa no acervo Pró-Memória Digital, vamos utilizar somente o operador PARENT. Sendo dessa forma, no exemplo citado devemos digitar o seguinte comando:
parent:ID da pasta em que se quer pesquisar "Dante Laginestra"
Uma vez que você tenha clicado sobre a pasta A Paz o ID desta pasta aparecerá no link exibido pelo browser, como demonstra a Figura 5 assinalando o ID da pasta em verde. Dessa forma, a I.A. entende que esse argumento deve ser pesquisado em todos os arquivos e SUB-PASTAS contidas na PASTA A Paz.
Vamos entender um pouco mais sobre o processo de pesquisa:
I.A. não aponta apenas para os arquivos que contém o argumento fornecido, sem assinalar o local onde ele se encontra;
o uso das "aspas" diz que o argumento deve ser exatamente aquele digitado;
o índice de precisão é superior a 90%, pois a qualidade do documento influi decisivamente nos resultados obtidos;
a GEMINI, a I.A. com a qual estamos lidando, demonstra uma capacidade notável de interpretar documentos manuscritos em vários idiomas. Isso é possível graças aos seus recursos avançados de multimodalidade e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Ela pode interpretar manuscritos em dezenas de idiomas, incluindo inglês, francês, alemão, italiano, português, espanhol e japonês. Ela pode ler, transcrever e traduzir o texto reconhecido para vários idiomas. A Gemini pode processar documentos manuscritos longos de uma só vez;
A precisão pode variar em documentos técnicos ou com caligrafia de idiomas raros;
você pode ainda fazer uso de outros recursos como [CTRL] [F} para refinar a pesquisa em um documento ou em uma planilha, separadamente;
Você pode ainda fazer o download dos arquivos para anexá-lo em seu projeto;
Pode ainda deixar comentários em um documento e dessa forma auxiliar pesquisas futuras ou mesmo pesquisas de outros usuários. Saiba que isso enriquece muito o acervo do Pró-Memória Digital. Contudo, lembre-se de que tudo o que você fizer ficará registrado na plataforma, tendo você como único autor e responsável. ISSO É MUITO IMPORTANTE.
COMO UTILIZAR O MODELO da I.A. GENERATIVA?
O ícone assinalado em azul na FIGURA 6 abre a janela de aplicativos Google disponíveis pra você. Um desses aplicativos é o GEMINI 2.5 Pro, na forma que conhecemos como Chatbot, assinalado em azul na FIGURA 7.
Uma vez o aplicativo aberto você poderá solicitar relatórios analíticos, transcrições interpretativas ou não de um documento qualquer, texto ou manuscritos. A linguagem, neste caso, não exige parâmetros ou comandos específicos. Simplesmente forneça a(s) imagem(ens) e escreva o que você quer, num bom português.
Por último é importante dizer que Ao realizar a sua inscrição, você:
Leitura e Aceite: Leu, compreendeu e aceita integralmente as condições deste regulamento/contrato.
Tratamento de Dados: Autoriza o tratamento de seus dados pessoais para as finalidades específicas desta inscrição, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Veracidade das Informações: Responsabiliza-se civil e criminalmente pela veracidade de todas as informações prestadas no formulário de cadastro.
Comunicação: Autoriza o envio de notificações, confirmações e informativos relacionados a este serviço por meio dos contatos fornecidos.
Direito de Arrependimento/Cancelamento: Está ciente de que poderá cancelar a sua inscrição a qualquer tempo sem prejuízo dos resultados obtidos em sua pesquisa.
Direitos da Instituição: As contribuições realizadas no acervo serão de propriedade exclusiva da Fundação D. João VI, cabendo a ela a decisão de manter ou não essas contribuições disponíveis no acervo.