Notícias

Fundo da Administração de Nova Friburgo

22 de fevereiro de 2019

O acervo digital do Arquivo Pró-Memória continua em expansão!

Nos últimos dias foram adicionados mais documentos ao Fundo da Administração de Nova Friburgo. São requerimentos com pedidos de licenças e autorizações, circulares, portarias, ofícios, entre outros escritos, que trazem parte significativa da vida pública de nossa cidade.

Um exemplo do que pode ser encontrado é um ofício, de 18 de fevereiro de 1920, enviado à Câmara Municipal de Nova Friburgo sobre a deliberação da renovação de contrato com a Empresa de Eletricidade Julius Arp e Cia. Veja mais...

Arquivo Digital de cara nova

28 de janeiro de 2019

Atualizamos nosso site para facilitar o acesso ao arquivo digital do Pró-Memória. Agora, basta clicar no ícone correspondente ao acervo que deseja consultar. Então, você será direcionado para uma página que contém os links necessários para sua pesquisa.

Caso ainda fique alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail ndigital@djoaovi.com ou pelo telefone (22) 2533-1359.

"Tempo Anterior"

04 de fevereiro de 2019

Com o apoio da Fundação D. João VI de Nova Friburgo, encerramos o ano de 2018 com o lançamento da segunda edição do livro de poesias, "TEMPO ANTERIOR", de Maria José Braga. Uma edição limitada, cujos exemplares serão destinados às escolas de ensino médio. No ano comemorativo do nosso bicentenário, a possibilidade de reviver o nascimento de Nova Friburgo, através das poesias de M. J. Braga. Em breve, neste sítio, a versão digital estará disponível para download.

As escolas (públicas e privadas) que tenham interesse em receber alguns exemplares impressos, por favor, façam contato através deste site.


TENHO INTERESSE

Fundo CECNA

08 de janeiro de 2019

O Centro de Estudos e Conservação da Natureza (CECNA) é uma das três organizações não governamentais mais antigas do país. Fundada em 1970, a instituição já pensava em preservação ambiental e sempre teve participação ativa em fóruns de discussão ambientais locais, como conselhos consultivos de unidades de conservação - inclusive sugerindo a criação de algumas, como a atual Área de Proteção Ambiental Estadual de Macaé de Cima -, Conselho Municipal de Meio Ambiente, comitês de bacia hidrográfica e no processo de criação da Agenda 21 Local e Agenda 21 Comperj. A ONG também submeteu projetos a editais que resultaram em importantes serviços prestados à sociedade fluminense, como o cadastro de usuários de água e a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN’s), e desenvolveu projetos de pesquisa próprios, como o Diagnóstico de Campo Turístico Ambiental de Nova Friburgo.

Um dos grandes destaques da atuação histórica do CECNA foi a participação no Fórum Global, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), mais conhecida como Eco 92, realizada na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992. A Eco 91 foi um marco na história da humanidade por ter reunido todos os chefes de estado no mundo para tratar da questão ambiental a nível mundial e definir rumos necessários a serem tomados pela humanidade para um desenvolvimento sustentável que garanta a continuidade da vida no planeta em longo prazo.

A Fundação D. João VI incorporou a seu acervo os documentos administrativos do CECNA e, assim, a equipe do Núcleo de Desenvolvimento Digital do Arquivo Pró-Memória vem catalogando e digitalizando um conjunto de mais de 1.800 documentos, divididos em 18 volumes, que representam a história de uma tradicional instituição friburguense, idealizada pelo professor Rosalvo de Magalhães, que dedicou sua vida à luta ambiental.

Conheça mais a fundo a trajetória do CECNA por meio deste importante fundo documental.

Ética e preservação no campo dos arquivos

02 de novembro de 2018

A Fundação D. João VI de Nova Friburgo convida para o seminário Ética e Preservação no Campo dos Arquivos. A temática interessa não apenas aos gestores das instituições de arquivo, mas também a toda instituição ou pessoa que tenha documentos a preservar. Pensar em administrar arquivos é pensar em administrar a nossa memória, para fins diversos: para a produção de conhecimento, para garantir a cidadania plena e mesmo para o deleite das futuras gerações. Saiba mais...

Livro dos 200 anos: versão digital

28 de agosto de 2018

Agora é possível acessar a versão digital do livro "Nova Friburgo 200 anos: da memória do passado ao projeto de futuro", que foi lançado no âmbito das comemorações do bicentenário de Nova Friburgo. A obra narra mais de dois séculos de história, desde o período anterior ao decreto de criação da colônia, em 1818, até os dias atuais, tomando como base a evolução urbana da cidade.

Com este livro, a história de Nova Friburgo poderá ser acessada de forma simples possibilitando a quebra das habituais barreiras que afastam e fazem com que grande parte da população permaneça excluída e não pertencente ao saber historiográfico, sobretudo no tocante aos estudantes. Pela primeira vez, as escolas disponibilizarão, em um único material, da história de Nova Friburgo de maneira prática, qualificada e agradável. Um recurso pedagógico que poderá despertar novos caminhos para os estudos sobre nossa cidade. O objetivo do livro Nova Friburgo 200 anos é, portanto, permitir a difusão do conhecimento democraticamente, de forma que todo cidadão friburguense possa ter acesso e se ver parte e sujeito da história de sua cidade.

A versão digital do livro também está acessível para leitores com deficiência visual.

Sala de aula do curso Pró-Memória Digital

25 de junho de 2018

Aproxima-se o início do curso relativo ao projeto de educação Pró-Memória Digital. Estamos finalizando a montagem da nossa sala, um espaço de aprendizado muito especial, onde os cursos serão ministrados. Veja o clip que preparamos:

sala googgle.mp4

Novo site no ar!

14 de junho de 2018

Nas últimas semanas concluímos a migração da plataforma Google G-Suite, que utilizávamos desde Fevereiro de 2014, para a plataforma Google for Education, agora disponível gratuitamente, através do programa Google for Nonprofits. Contudo, como antecipamos no site anterior, fomos obrigados a reorganizar todo o nosso acervo digital, migrando de uma plataforma para a outra. Um trabalho complexo e demorado que ainda levará algum tempo para ser concluído. Assim, estando o novo site publicado, vocês poderão acompanhar o progresso desse trabalho a cada dia na aba Arquivo / Acervo Digital. Os primeiros acervos já estão disponíveis. Você pode conferir consultando a Tabela de Conteúdos.